DICAS & GUIAS

Home > Dicas & Guias

Como Tirar Carteira De Motorista Na Califórnia

23 de abril de 2020

Imigração

carteira de motorista, permissão para dirigir

Está nos Estados Unidos e precisa dirigir? Neste artigo falaremos sobre a validade da sua CNH brasileira em território norte-americano, a necessidade de Permissão Internacional para Dirigir (PID) na Califórnia e, principalmente, sobre como tirar carteira de motorista nos EUA.


Esse artigo faz parte da série “Como começar a vida na califórnia: Um guia completo para brasileiros”, clique aqui para conferir.

Carteira Nacional de Habilitação e Permissão Internacional para Dirigir

Vamos esclarecer algumas das principais dúvidas sobre esse tema. Começaremos pelo que você gostaria de ouvir: se você não é residente na Califórnia, sua CNH de outro estado Americano ou mesmo de outro país, é considerada válida. 


Talvez tenha se surpreendido com a condição, “se você não é residente”. O condicionante é parte essencial da informação, já que a partir do momento que você é considerado residente da Califórnia, sua carteira de motorista de outro estado ou país tem um prazo de validade de apenas 10 dias. 


Após este período, você deve parar de dirigir até que dê entrada e efetive o processo para tirar uma nova carteira de motorista, agora segundo o trâmite do estado da Califórnia. 


Você provavelmente está se perguntando a respeito da Permissão Internacional para Dirigir. No estado, ela nada mais é do que uma tradução da sua carteira de motorista. Portanto, tendo-a ou não em mãos, ao se tornar residente da Califórnia, você precisará retirar uma nova drive license. 

Driver’s License, a Carteira de Motorista Americana 

Driver’s license, como é chamada a carteira de motorista americana, é um documento emitido de maneira singular em cada estado. Cada indivíduo deve ter a sua de acordo com o estado onde mora. 


Preparamos um breve passo a passo de como tirar carteira de motorista na Califórnia para que você se prepare de maneira adequada para passar por este processo. 

1. Prepare sua documentação

O primeiro passo é ter em mãos a documentação necessária:


  • Passaporte válido

  • Comprovante de residência nos EUA

  • I-94

  • I-20 (para estudantes)

  • SSN (Social Security Number)


Caso você ainda tenha o seu SSN, deverá se dirigir ao Social Security Office mais próximo em busca de uma carta de justificativa. 

2. Agende sua visita à DMV

DMV - Department of Motor Vehicles -, é o órgão do governo responsável pela emissão da sua Driver’s License. Existem agências em todo o estado, escolha a mais viável para você.


Recomendamos que faça o agendamento online da sua entrevista através do site. Apesar de algumas agências iniciarem o processo mesmo sem agendamento prévio, geralmente esses casos acabam demorando mais se comparados aqueles que foram agendados. 


Para agendar o seu horário, clique aqui e acesse o site, ou baixe o aplicativo do DMV NOW.

3. Entrevista 

Chegue no DMV na data e no horário marcado. Sugerimos que saia de casa com antecedência, para assim evitar qualquer atraso. Imprevistos podem acontecer, esteja preparado.  


O procedimento da entrevista tem início com um breve formulário, o DL44, que virá acompanhado de uma taxa de 36 dólares. 


Ainda no DMV você precisará fazer um rápido exame de vista e tirar uma foto. Você pode escolher fazer a prova escrita no mesmo dia ou depois. O agendamento da sua prova, caso não queira realizá-la neste mesmo dia, pode ser pelo site do DMV.  

4. Prova escrita

A prova escrita, chamada Skill Test, pode ser digital ou impressa. Você tem até 3 chances para refazer o teste no mesmo dia até acertar o mínimo de questões exigidas. Bem mais fácil se comparado ao Brasil, não é mesmo? 


Caso não passe nessa fase você poderá repetir o processo pagando uma nova taxa.


O DMV disponibiliza um livro para que você possa estudar. O arquivo está disponível em inglês e espanhol no site. Clique aqui para baixar. 


A prova pode ser feita em Português, é só informar o atendente na hora do teste. 


Após aprovação na prova escrita, lhe será entregue um documento e você terá que agendar no site a data, o horário e a agência para a prova prática.


5. Prova prática de direção

A prova prática é chamada de "Behind the wheel test". Você notará algumas consideráveis diferenças entre a prova prática americana e a brasileira. 


Para realizar a prova, você precisa ir com o carro de sua escolha, com o seguro do veículo, o seu passaporte, o documento que lhe foi entregue após a prova escrita, além de estar acompanhado de uma pessoa com habilitação americana válida.


Chegue com antecedência. É importante que você treine todas as regras, principalmente as que são diferentes do Brasil. 


O teste é rápido e o resultado sai na hora. Após o teste você receberá uma Driver’s License provisória até a chegada da definitiva no endereço indicado no seu cadastro.


Você poderá solicitar uma nova tentativa, caso não passe no teste.

Qual o valor da CNH nos EUA?

Tirar carteira de motorista nos Estados Unidos é muito mais barato do que no Brasil, embora o preço varie muito de estado para estado. A média deste processo varia entre 30 e 300 dólares. 


Você pode optar por comprar algumas aulas de direção, o que também acabaria interferindo nos seus gastos totais. Mas essa questão está completamente nas suas mãos, já que não há exigência de uma quantidade mínima de aulas. 


Ficou alguma dúvida? Junte-se ao nosso grupo no Facebook onde você encontrará uma comunidade super receptiva de Brasileiros nos EUA prontos para te ajudar.


Gostou? Compatilhe

Posts relacionados

Notí­cias importantes sobre processo de mudança ou extensão de status nos EUA

5 Dicas para Submeter Seu Caso à Imigração sem Advogado

Assine Nossa Newsletter