DICAS & GUIAS

Home > Dicas & Guias

Como Conseguir Capital Para Abrir Seu Negócio

21 de março de 2020

Negócios

Capital, funding, empréstimos

Começar um novo negócio exige dinheiro. Esse axioma é valido em qualquer país do mundo, e não é diferente aqui nos Estados Unidos. No entanto, sabemos que muitos brasileiros buscando empreender nas terras do Tio Sam não conhecem bem suas opções para angariar fundos. 

Se esse for seu caso, não se preocupe, falaremos sobre cada uma de suas opções por aqui nesse passo a passo de como conseguir capital para abrir sua empresa.

Esse artigo faz parte da série: “Como Abrir Sua Empresa Nos Estados Unidos: Um Guia Completo Para Brasileiros”.

Descubra quanto dinheiro você irá precisar

É impossível buscar por algo que você não sabe o que é. Portanto, essa será a primeira pergunta que você terá que responder para começar essa jornada. Quanto você precisa?

A resposta pode variar bastante dependendo de seu modelo de negócio, você terá que alugar um local físico? Contratar funcionários? Quanto tempo você precisará operar no vermelho para se estabelecer no mercado?

Faça todas as considerações necessárias e estime com certa margem de segurança o valor que você precisará para começar. Com a quantia definida, é hora de pensar em como obtê-la.

De forma geral, você tem 3 opções:

  • Pagar tudo você mesmo

  • Conseguir investidores

  • Pegar empréstimos

As vantagens e desvantagens de se financiar

Optar por investir em seu negócio você mesmo não é uma ideia ruim se isso for possível para você. Essa é definitivamente a opção que te dará mais controle sobre o seu negócio e menos dor de cabeça, ao menos no curto prazo.

No entanto, todos os riscos serão unicamente seus para cuidar. Se seguir por essa rota, recomendamos que extraia fundos de seus recursos com o mesmo profissionalismo de um banco. Defina a quantidade, limites, metas para se pagar novamente, etc. Tomando esses cuidados, o conforto de não dever nada a ninguém não irá te relaxar.

Caso essa não seja a melhor opção para você, analise com carinho os próximos 2 caminhos.

Encontre investidores para o seu negócio

Apesar do termo “investidores” parecer restrito a realidade de grandes corporações, na realidade isso não é bem assim. 

Qualquer pessoa que optar por ajudar seu negócio financeiramente em troca de algo pode ser vista como um “investidor”. Além disso, nos Estados Unidos existem empresas especializadas em investir em pequenos negócios. Falaremos mais sobre isso!

Pegue empréstimos com familiares e amigos

Talvez isso soe estranho para ouvidos brasileiros, mas no ambiente mais pró-negócios americano, é muito comum que familiares e amigos emprestem dinheiro especificamente para ajudar na abertura de um negócio.

E como é provável que sua família e amigos confiem em você, ainda mais sabendo que você estará empreendendo em terras mais férteis que as brasileiras, pode ser que esse seja um bom caminho para sua situação..

Seja isso negociado ou não, a ideia é que você pague a todos de volta e com juros dentro de alguns meses, fazendo com que isso seja um ótimo investimento para eles.

Optar por essa rota, pode não ser tão difícil quanto as demais, no entanto, exige muita responsabilidade do seu lado. Se tudo de errado, um empréstimo com o banco pode ser renegociado, ter que fazer isso com familiares que podem estar contando com o dinheiro de volta não é legal. 

Pense cautelosamente sobre o assunto e explique os riscos a todos os envolvidos.

Procure firmas de Venture Capital e Angel Investors

Não ache que essas opções são apenas para grandes negócios. Nos Estados Unidos, você irá encontrar empresas e investidores especializados em investir em pequenos e médios negócios.

No entanto, indo por esse caminho você terá que abrir mão de parte da propriedade, e do controle de sua empresa. Visto que esse investimento, não será trocado por uma dívida, mas sim por parte das ações de sua empresa, e um papel ativo no gerenciamento da mesma.

Optar por Venture Capital ou Angel Investors é um bom caminho para empresas de alto potencial de crescimento, mas com uma expectativa de retorno mais distante.

Se esse for um bom caminho para o seu modelo de negócio o primeiro passo será encontrar investidores. Acompanhe o passo a passo completo:

Encontre investidores

Faça uma pesquisa no Google e em sua região. Procure por “venture capital firms” e “angel investors”. As vezes o melhor caminho para encontrar esse tipo de investidores é através de recomendações de familiares e amigos.

Pesquise o máximo que puder, afinal esses investidores serão seus sócios, descubra sua reputação e sua experiência passada com empresas como a sua.

Compartilhe seu plano de negócios

Se você ainda não tem um, releia nosso artigo: “Desenvolva O Seu Plano De Negócios”.

Qualquer investidor ira avaliar com bastante cuidado seu plano de negócios antes de se definir por fechar com você.

Passe por uma análise completa

Os investidores irão avaliar toda sua estrutura de funcionários e processos. Além de, é claro, documentações, registros, licenças, extratos bancários, etc.

Entre em acordo

Se eles definirem por investir em seu negócio, vocês terão de concordar nos termos e condições dessa colaboração. Nessa etapa é extremamente recomendável que você contrate um advogado.

Receba o investimento

Se tudo for acordado corretamente, você irá receber o primeiro investimento, e a empresa ou investidor passará a se envolver ativamente em seu negócio. É comum que a medida que marcos combinados sejam atingidos novos aportes de investimento sejam recebidos para possibilitar o plano de expansão acordado.

Não acha que nenhuma das 2 opções anteriores é para você? Temos uma terceira opção que é no mínimo interessante.

Crowdfunding

Já ouviu falar em crowdfunding? É o termo dado para uma forma de levantar fundos que ficou famosa nos últimos anos.

Se seu projeto tiver o apelo adequado, se for interessante para as pessoas, você pode postá-lo em sites de crowdfunding, onde os interessados em usufruir dos recursos de seu negócio irão colaborar com valores financeiros, normalmente em troca de brindes. Na maioria das vezes esses brindes são seus próprios produtos, ou reuniões pessoais com você, e etc. 

Não há nenhum limite para os projetos que podem ser postados, ou os brindes dados em troca das contribuições, no entanto, a oferta tem que ser tentadora, ou ninguém vai participar. 

Pense fora da caixinha para entender como seu projeto pode se encaixar nesse modelo de angariar fundos. Passeie por sites de crowdfunding e avalie propostas que estão dando certo e que deram errado. 

O crowdfunding é popular porque oferece um risco super baixo para todo mundo. Você não está vendendo partes da sua empresa para ninguém, e só tem que entregar os brindes se a campanha atingir o objetivo. Se não atingir, todos pegam seu dinheiro de volta.

Caso tenha gostado da ideia, lembre-se de ler com carinho as regras da plataforma de crowdfunding que você escolher, como funcionam as campanhas, qual a taxa cobrada pelo site e outros detalhes.

E mais uma coisa, não se esqueça de que apesar das plataformas de crowdfunding oferecerem um modo de descoberta onde os melhores projetos são mostrados, a princípio, e talvez até o fim, é você que terá que divulgar sua campanha.

Pegue um empréstimo para pequenos negócios

Essa é uma opção que também te permite manter controle completo do seu negócio, no entanto, pode ser a mais cara no longo prazo devido às taxas de juros. Avalie com carinho e se decidir que essa é uma boa opção para você, saiba que existem modalidades de empréstimos específicas para pequenos negócios.

Para aumentar suas chances de conseguir um empréstimo, tenha preparado seu plano de negócios, planilha de gastos e projeções financeiras para os próximos 5 anos. Isso não só te ajudará a saber o quanto precisa e o quanto será capaz de pagar, como também ajudará o banco a compreender os riscos envolvidos em te emprestar dinheiro.

Quando tiver todo o material pronto, entre em contato com bancos, sites de empréstimo e financeiras. Avalie todas as suas propostas para identificar qual é a melhor e siga com ela.

Pode ser que você tenha que adicionar algo como garantia do pagamento como sua casa ou carro. Mantenha em mente que mesmo se isso não for necessário, adicionar esses penhores irá diminuir a taxa de juros.

Empréstimos garantidos pelo SBA

Uma opção que deve ser avaliada por você é a de procurar por instituições financeiras que oferecerem empréstimos através do SBA (U.S. Small Business Administration). O SBA garante parte do seu empréstimo, possibilitando juros mais baixos e um calendário de pagamentos mais favorável.

Encontre essas instituições através da ferramenta Lender Match oferecida pelo próprio SBA.

Avalie outros programas de investimentos do SBA

Através desses programas, empresas com propósitos específicos podem angariar fundos.

Small Business Investment Company (SBIC)

SBICs são fundos de investimentos privados autorizados e regulados pelo SBA. Eles utilizam seus próprios fundos, mais capital emprestado do SBA para investir em pequenos negócios que se qualifiquem. Descubra mais sobre o assunto.

Small Business Innovation Research (SBIR) Program 

Esse programa oferece incentivos para pequenos negócios que se envolvem em projetos de pesquisa e desenvolvimento federais que tem potencial para comercialização. Leia mais sobre o programa.

Small Business Technology Transfer (STTR) Program

Esse programa oferece oportunidades para que pequenos negócios envolvidos em pesquisa e desenvolvimento de inovações angariem fundos enquanto trabalham com instituições de pesquisa sem fins lucrativos nos primeiros estágios do desenvolvimento de seu negócios. Leia mais sobre o assunto.

Se apoie no conhecimento de outros empreendedores

Todos esses caminhos podem ser boas opções, mas qual será o ideal para o seu modelo de negócio? Quais são as possibilidades locais de sua cidade?

Quem melhor para te ajudar a entender isso do que outros empreendedores brasileiros na América? 

Junte-se ao nosso grupo no Facebook onde você encontrará uma comunidade super receptiva de Brasileiros empreendedores nos EUA prontos para te ajudar. Ao fim, não esqueça de divulgar seu negócio aqui em nosso diretório.

Gostou? Compatilhe

Posts relacionados

Pesquisa de Mercado e Análise da Competição

Como abrir uma empresa nos Estados Unidos?

Assine Nossa Newsletter