DICAS & GUIAS

Home > Dicas & Guias

Guia: Como solicitar sua Driver License (carteira de motorista) na Califórnia?

22 de novembro de 2019

Legislação & Documentos

DRIVER LICENSE, CARTEIRA DE MOTORISTA, CALIFORNIA

RESUMO DAS INFORMAÇÕES
- Você paga $36.00 para tirar a Driver License
- O processo é muito mais simples do que no Brasil
- Você tem 3 chances para fazer a prova escrita
 

A carteira de habilitação (driver license) na América, é um documento emitido de forma singular por cada estado. Para dirigir nos EUA, de acordo com a lei, todo residente deve ter a carteira de habilitação referente ao estado que está residindo. Aqui vamos falar do processo para ter sua carteira de habilitação no estado da California.

1. Prepare sua documentação: 
Passaporte válido;
Comprovante de residência nos EUA;
I-94;
I-20 ( para estudantes);

2. Agende sua visita à DMV:
O órgão responsável pela emissão da Driver License nos EUA é o DMV - Department of Motor Vehicles. Existem agências em todo o Estado, escolha a mais viável para você.  Esse é o site do DMV da Califórnia www.dmv.ca.gov/portal/dmv
Em algumas agências que são centros de processamentos de Driver License é possível dar início ao processo sem agendamento prévio pelo site. Contudo, o período de espera para quem não fez o appointment pode ser maior, dependendo da agência. 
Para fazer o seu agendamento (appointment) online entre no site do DMV neste link:
https://www.dmv.ca.gov/portal/dmv/detail/portal/foa/welcome
Ou baixe o app DMV NOW
https://www.dmv.ca.gov/portal/dmv/detail/mobile/dmvapp

3. Entrevista ( Appointment)
Entrevista marcada, vá até o DMV escolhido na data e horário marcado ( chegar com antecedência ) e esperar a sua vez na fila dos "appointments".  Você precisará preencher o formulário DL44 que será para entregar e pagar a taxa que custa $36.00 dólares.
Ainda no DMV você precisará fazer um rápido exame de vista e tirar a foto. Você pode escolher fazer a prova escrita no mesmo dia ou depois. Podendo fazer o agendamento pelo mesmo site (acima). 
 
4. Prova escrita: 
A prova escrita, chamada Skill Test, pode ser digital ou impressa. Você tem até 3 chances para refazer o teste no mesmo dia até acertar o mínimo de questões exigidas. Caso não passe nessa fase você poderá repetir o processo pagando uma nova taxa.
O DMV disponibiliza um livro para que você possa estudar ou  você pode obtê-lo em PDF no link https://www.dmv.ca.gov/web/eng_pdf/dl600.pdf . O arquivo está disponível em inglês e espanhol no site. 
A prova pode ser feita em Português, é só informar o atendente na hora do teste.
Após aprovação na prova escrita, lhe será entregue um documento e você terá que agendar no site (link acima) a data, horário e agência para a prova prática.

5. Prova prática de direção:
A prova prática é chamada de "Behind the wheel test". 
Para realizar a prova, você precisa ir com o carro de sua escolha, com o seguro do veículo, o seu passaporte, o documento que lhe foi entregue após a prova escrita e você precisará de uma pessoa com habilitação americana válida que possa lhe acompanhar.
Chegue com antecedência. É importante você treinar as todas regras, principalmente as que são diferentes do Brasil. 
O teste é rápido e o resultado sai na hora. 
Após o teste você receberá uma Driver License provisória até a chegada da definitiva no endereço indicado no seu cadastro.
Você poderá solicitar uma nova tentativa, caso não passe no teste.
Esperamos que essas informações possam ajudar você a ter sua Drive License na Califórnia. Boa sorte!
Quer saber mais notícias sobre como viver nos Estados Unidos? Participe do nosso grupo no facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre Brasileiros que moram ou desejam viver na América.
Gostou? Compatilhe

Posts relacionados

Guia: Como solicitar sua Driver License (carteira de motorista) na Califórnia?

O que todo Brasileiro deve saber sobre Tributação nos EUA

Assine Nossa Newsletter